segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dinamarca produziu tanta energia eólica que teve de a enviar para Alemanha, Noruega e Suécia

Na última semana, a Dinamarca teve uns dias invulgarmente ventosos. Ontem, um dia especialmente ventoso até para os parâmetros da Dinamarca, o país produziu 116% do total de necessidades energéticas através da energia eólica. Antes, às 3h de sexta-feira, quando a procura de electricidade decresceu, este número subiu para os 140%.
Segundo o Edie, as interconexões energéticas permitiram, então, que 80% do excesso fosse partilhado pela Alemanha e Noruega, que assim puderam armazenar os sistemas hidroeléctricos para utilizar mais tarde, e pela Suécia, que ficou com um quinto do excesso energético do seu país vizinho.
“Isto mostra-nos que um mundo com 100% de energia renováveis não é fantasia”, explicou Oliver Joy, porta-voz da European Wind Energy Association. “A energia eólica e as renováveis podem ser a soluções para a descarbonização – e também uma segurança para o fornecimento em tempos de grande procura”.
A Dinamarca publica todos os números relacionados com as energias renováveis, actualizados ao minuto, no site Energinet. O mesmo site indica ainda que as centrais eólicas nem sequer estavam a trabalhar no seu limite máximo quando conseguiram produzir esta quantidade elevada de energia.
Nos últimos anos, na Dinamarca, assistiu-se à instalação em massa de centrais de energia eólica, o que deverá levar o país a produzir metade das suas necessidades de electricidade através das renováveis até 2020. Hoje, cerca de três quartos da energia eólica dinamarquesa provém de instalações situadas em terra, que são fortemente subsidiadas pelo Estado.


publicado in Green Savers 13.07.2015
Foto: Gidzy / Creative Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário